Fev 12

Finlândia quer aprofundar cooperação económica com Angola

Finlândia quer aprofundar cooperação económicas com Angola
Luanda – O director do Departamento da África Austral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Jouko Johannes Leinonem, manifestou hoje, sexta-feira, em Luanda, o desejo de o seu país aprofundar a cooperação económica com Angola.
Jouko Johannes Leinonem manifestou este desejo, em declarações à Angop, no final do encontro com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Angola (APIEX-Angola), António Henriques Silva.

Segundo Jouko Leinonem, a reunião com António Henriques da Silva serviu para focar e encontrar os sectores onde a Finlândia pode oferecer o seu conhecimento a Angola e vice-versa, com realce para as áreas de tecnologia e saúde.

Por sua vez, António Henriques Silva frisou que o encontro favoreceu também a delegação da Finlândia se inteirar da actual lei de investimento privado e as condições oferecidas aos potenciais investidores.

Salientou que um dos aspecto positivo da reunião foi saber que a Finlândia tem um fundo dedicado ao desenvolvimento do continente africano, estimado em 100 milhões de Euros para serem investidos em vários sectores, independentemente do grau de desenvolvimento das empresas.

Explicou que as conversações permitiram igualmente conhecer melhor o que a Finlândia pode oferecer ao país na implementação do processo da diversificação da economia.

O responsável fez saber que uma missão empresarial angolana e finlandesa reunir-se-á em Maio próximo, em Luanda, para, entre outros aspectos, definir as áreas prioritárias para investir.

Fonte: ANGOP